Tudo Sobre Implante Dentário

Respostas às Perguntas Mais Frequentes sobre Implantes Dentários

A busca pelo implante dentário como opção para repor a perda de um ou mais dentes vem crescendo muito nos últimos anos. Mais e mais pessoas estão reconhecendo os benefícios à saúde que a reposição de um dente pode ter e estão procurando uma solução que tem uma excelente relação de custo-benefício.

Dr. Inácio da Clínica OrtoImplante em Ibirubá tem mais de 20 anos de experiência como cirurgião-dentista e possui especialização em implantodontia, e excelência na área. Na série de perguntas e resposta abaixo, ele revela tudo sobre implante dentário inclusive o que é um implante, quais tipos existem, quem pode fazer o procedimento, vantagens, riscos, o processo da cirurgia passo-a-passo e questões pós-operatórias.

Se você tiver qualquer dúvida depois de ler o texto abaixo ou quiser marcar sua avaliação, ligue para (54) 3324-4571.

 

Perguntas Gerais sobre Implantes

O que é um implante dentário?

Implante dentário é uma estrutura de titânio que é inserida no osso e que aparece com um parafuso sem cabeça. Ele substitui a raiz do dente e é usado sustentar uma coroa dentária. Dependendo de quantos dentes o paciente perdeu ou vai perder, pode necessitar um único implante ou múltiplos implantes.

Por que se deve fazer um implante dentário?

Além da perda de autoestima, a falta de um ou mais dentes pode ter consequências negativas na saúde bucal e geral. Quando um dente perdido não é substituído, há uma perda óssea e os outros dentes ao redor se movimento para preencher o espaço, frequentemente expondo suas raízes e abrindo os espaços entre os dentes que permaneceram. Isso leva a sensibilidade e cáries entre os dentes que traz muito desconforto e dor. Bactérias na boca podem entrar nos espaços e causar problemas de saúde mais sérias. Também, pessoas que perderam dentes geralmente deixam de comer certos alimentos nutritivos. Finalmente, a perda de um dente pode provocar inclinação dos dentes vizinhos e fortes dores de cabeça.

Quais são as partes de um implante dentário?

Um implante dentário se constitui em três partes. Primeiro o implante próprio. Depois, é colocado um componente protético (intermediário) que serve de âncora para a coroa protética.

Visão parcial de:

  1. Coroa dentária natural
  2. Raiz do dente natural
  3. Componente protético (intermediário)
  4. Coroa protética
  5. Implante dentário

Quanto tempo demora para fazer um implante dentário?

A duração da cirurgia depende do número de implantes realizados. A colocação de um implante dentário unitário demora em torno de 15 a 25 minutos.

Implante dentário dói?

A cirurgia do implante não dói, sendo feita a anestesia. Deve ser usado medicação adequada para evitar a dor. O especialista é mais qualificado para evitar isto.

Quem é candidato para fazer um implante dentário?

São candidatos a fazer implante dentário as pessoas que apresentam falta de elemento dentário.

Com qual idade se pode fazer um implante dentário?

Para se fazer implante dentário é necessário ter acabado o crescimento. Por isso, o procedimento é só recomendado para pacientes com idade acima de 18 anos.

Pode fazer um implante dentário durante a gravidez?

É possível fazer implante em grávida, porém alguns requisitos especiais são necessários, tais como a grávida ser tranquila e se puder tomar medicação com orientação médica. Leva se em conta a extrema necessidade ou não. 

Fumante pode fazer implante dentário?

Fumantes podem fazer implante dentário, porém o índice de sucesso cai de 97% para 85% devido à diminuição da oxigenação sanguínea.

Qualquer dentista pode fazer a cirurgia de implante dentário?

Todo dentista pode fazer implante dentário desde que tenha treinamento. Os especialistas têm qualificação que lhes concede mais qualidade no posicionamento ideal e nos cuidados na inserção, bem como um pós-operatório melhor e um maior índice de sucesso. O especialista em implantodontia entende bem a biologia da osteointegração e os cuidados com o torque (firmeza ideal dos implantes).

É necessário fazer um enxerto ósseo para fazer um implante dentário?

É necessário avaliar através de exames de raio-x panorâmica e, às vezes, tomografia onde se avalia o comprimento e a grossura do osso para determinar se pode suportar o implante. Quando não tem osso suficiente pode ser necessário um enxerto ósseo. Neste procedimento, o cirurgião-dentista toma um pouco de osso de outro lugar e faz o enxerto no osso da mandíbula. Normalmente, leva alguns meses para criar osso suficiente para realizar a cirurgia do implante.

O que é um implante dentário de carga imediata?

Implante de carga imediata é um implante sobre o qual é colocado a coroa provisória no mesmo dia da inserção do implante no osso.

O que é implante dentário com cirurgia guiada e quando é usado?

Implante dentário com cirurgia guiada é uma cirurgia onde o planejamento do implante é feito através do computador. É solicitado uma tomografia e feito um planejamento da posição dos dentes por computador. É imprimido um guia o qual vem com os furos onde serão inseridos os implantes sem que haja um corte, mas apenas o furo da entrada do implante. A cirurgia é rápida, precisa e confortável. É realizado quando se tem uma folga maior na grossura do osso e geralmente só é usada quando o paciente necessita de mais de um implante.

Quanto tempo dura um implante dentário?

Com a técnica e implante feitos adequadamente, mantendo-se uma higiene apropriada, o implante próprio pode durar a vida toda. Entretanto, a dente protético ou coroa tem um desgaste devido a mastigação. Outros fatores como a qualidade da higienização, traumas e bruxismo podem afetar a durabilidade. Sendo bem cuidado e evitando traumas, uma coroa de porcelana pode durar até 25 anos ou mais.

Quanto custa um implante dentário?

Fazer esta pergunta pode ser comparado à pergunta: “Quanto custa um carro”? ou “Qual o preço de um sapato”?  O valor do implante pode variar muito. São cinco fatores que influem no preço do implante.

  • Qualidade do material – Nem todo implante é igual. Neodent, a marca usada na OrtoImplante, é considerado o melhor do Brasil. Recentemente, a empresa foi adquirida pelo Straumann que é considerado o melhor do mundo.
  • Modelo usado – A catálogo da Neodent tem mais de 200 páginas de produtos para implantes. O modelo escolhido depende de qual dente ele vai substituir como também a profundidade, largura e densidade do osso entre outros fatores.
  • Equipamento odontológico – Equipamento mais avançado como a máquina de anestesia eletrônica e sedação com óxido nitroso são importante para o maior conforto do paciente e eficácia do procedimento. Entretanto, esta tecnologia de ponto requer um investimento muito maior.
  • Formação do profissional – Todo dentista estuda sobre implantes no seu curso de odontologia, mas só alguns fazem especialização em implantodontia aprofundando seus conhecimentos ao longo de 2 anos ou mais.
  • Experiência do implantodontista – Com qual dentista você se sentiria mais confortável? Com aquele que esteja realizando sua primeira cirurgia de implante ou com aquele que esteja fazendo seu centésimo procedimento?

Em relação ao custo-benefício, o valor é baixo considerando a durabilidade do implante e os benefícios para a saúde.

É importante consultar um cirurgião-dentista de confiança. Dr. Inácio tem mais de 20 anos de experiência em odontologia e é especialista e com curso de excelência em implantodontia.

Quais são as vantagens do implante dentário?

As vantagens são o retorno à força de mastigação normal a um dente natural e, sendo um implante bem feito, a estética de um dente natural.

Quais são os riscos de um implante dentário?

Os riscos normais de qualquer cirurgia.

Como posso saber se um implante dentário é a melhor opção para mim?

Caso a pessoa tenha algum dente faltando, um implante é a opção para sanar essa questão. Quando ainda você perdeu ou vai perder um dente com raiz, seu dentista pode explicar as opções de tratamento.

Qual é o índice de sucesso do implante dentário?

O índice de sucesso de implante dentário é de 97% para pessoas de saúde normal. Para fumantes é de 85%.

 

Cirurgia de Implante Dentário Passo a Passo

O que acontece durante a avaliação inicial?

É realizada uma avaliação do comprimento e grossura do osso do local do implante através de um raio-x panorâmico que é possível ver o comprimento do osso inicialmente. Se for necessário, será solicitado uma tomografia com a qual é possível avaliar a grossura do osso. Também é avaliado a saúde do paciente.

Quais são os exames exigidos para realizar um implante dentário?

Inicialmente raio-x panorâmico e, se o dentista achar necessário, exames de sangue e tomografia.

Descreva o procedimento cirúrgico passo a passo:

Primeiramente é feita a anestesia que pode ser normal ou eletrônica. Depois disso é feito uma pequena incisão. O cirurgião-dentista usa uma série de brocas para abrir espaço no osso da mandíbula para a inserção do implante, sempre avaliando a largura e a profundidade. O dentista avalia se o osso é mais duro ou mais mole e se precisa usar uma broca mais grossa.

Após abrir espaço no osso, é feito a inserção do implante. Então é colocado o cicatrizador que é um tipo de tampa que é colocado no implante até a gengiva cicatriza e o implante fica integrado ao osso.

O vídeo abaixo mostra o passo-a-passo da instalação do implante Helix para uma certa densidade óssea. Existem outros modelos de implante e a densidade óssea pode variar mas o processo é parecido. Seu dentista pode explicar em maiores detalhes o processo da cirurgia que você necessita.

 

Pós-Operatório: Cuidados com o Implante

O que posso esperar em termos de inchaço e sangramento?

Inchaço acontece quando há um trauma. Depende do cuidado durante a cirurgia (inchaço inclusive sangramento). No pós-operatório, é necessário cuidar com gelo por 48 horas e evitar calor.

Quanto tempo de repouso é necessário depois de um implante dentário?

Depende da quantidade de implantes. Um único implante requer 48 horas de repousa. Quem receber múltiplos implantes requer mais tempo de repouso.

Pode fazer exercício físico após um implante dentário?

Não pode fazer exercício físico por uma semana.

O que pode e não pode comer após um implante dentário?

É necessário ter o cuidado de não morder em cima do implante. Ele deve ficar estável até ele grudar no osso. Semelhante a braço quebrado que deve ficar imóvel até grudar o osso.

Quanto tempo precisa esperar para colocar o dente?

Em geral, um implante superior se espera seis meses e inferior quatro meses antes de colocar a coroa. Isso pode variar dependendo do osso onde o implante é inserido.

Descreva o processo de colocação da coroa.

É colocado um componente intermediário e é tirado a medida e enviado para o protético que manda o dente pronto. Provisório pode ser feito no consultório na hora.

Como fazer a limpeza do implante dentário?

Deve realizar os mesmos cuidados de higienização de um dente normal quando é um implante unitário. Múltiplos implantes que incluem uma ponte ou uma prótese sobre implante requerem cuidados adicionais. Assista o vídeo para dicas sobre uma boa higienização do implante dentário.

 

Principais reclamações e suas soluções

A área ao redor do implante está inflamada.

Isso se chama peri-implantite e geralmente é consequência da falta de higiene do paciente.

O implante está mole.

Isso significa que o implante não integrou ao osso. Neste caso o implante é perdido. Note, isso não é comum já que o índice de sucesso é de 97% em não-fumantes.

Desde que fiz o implante, sinto um mau cheiro na boca (mau hálito).

Isso pode ser mal adaptação do implante. Acontecia muito no hexágono externo.

Acho que o implante foi mal colocado.

Precisa consultar um cirurgião-dentista para uma avaliação e possível retirada e substituição do implante.

Você precisa fazer um implante dentário?

Tome o primeiro passo para melhorar sua saúde e autoestima. Ligue (54) 3324-4571 para marcar sua avaliação inicial com Dr. Inácio da OrtoImplante Ibirubá.

Fotos: © Neodent Neodent Implantes Dentários

Queremos ver você sorrir!
Ligue agora e agende a sua consulta:
Rolar para cima